sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Café com Pedro


Ao ligar a TV ontem me deparei com uma situação bastante triste e preocupante: um garoto de dez anos atirou contra a professora e logo após disparou dois tiros contra a própria cabeça e morreu. Me faz lembrar de tantas outras tragédias que norteiam nossa sociedade como a de Realengo em abril deste ano.

Mas onde se encontra o apoio para fomentar a prática de tais atos? A resposta que encontro para isto se encontra no próprio meio de comunicação do qual tomei conhecimento dos citados acima: a televisão.

Você pode até me achar radical, mas encaro a televisão como fonte da maioria dos males causados à sociedade. A TV é a professora que consegue nos cativar, prender nossa atenção e nos ensinar coisas banais. Existem crianças que são deixadas na frente da TV por seus pais, pois só assim elas ficam quietas. Cuidado! É na infância que o nosso caráter é formado e não devemos deixar que o caráter de nossos pequeninos sejam formados por ideologias de assassínios, roubos e outras coisas mais.

Filmes, seriados, novelas etc., estão saturando nossas casas com ensinamentos anti-éticos e nos fazendo acreditar que tudo aquilo é normal. É dentro da própria casa que se aprende a roubar, matar, trair e mentir. Tudo isso a TV ensina.

Não seja mais um. É claro que nem tudo que tem na TV é lixo. Há coisas aproveitáveis também, mas a maioria não são. Por isso seja inteligente e saiba selecionar o que vai assistir e tome cuidado sempre para não poluir sua mente e deixar-se manipular pelo que se encontra neste meio de comunicação. Desligue a TV e vá ler um livro, faça este bem a sua saúde mental.

Quem mexeu no meu biscoito?

O pior de tudo é saber que "não há" culpados para todos esses homicídios e atrocidades que nos cercam diariamente. Ninguém se apresenta. A TV? Os pais que permitem que programas sensacionalistas invadam suas casas? As autoridades? Pensando nisso lembro de uma música de Jack Johnson "Cookie Jar" (Pote de Biscoitos). O tema da música faz alusão ao fato de ninguém se apresentar com culpado quando o dono do pote de biscoitos pergunta: quem mexeu no meu biscoito? Fazendo assim uma analogia aos problemas sociais e a falta de acusação de seus responsáveis. Confira a música abaixo e a tradução clicando aqui. Vale a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...